"O laço essencial que nos une é que todos habitamos este pequeno planeta. Todos respiramos o mesmo ar. Todos nos preocupamos com o futuro dos nossos filhos. E todos somos mortais."
John Kennedy
Coleta Seletiva: o que é? Coleta seletiva é...
Em uma galáxia onde há bilhões de estrelas e...
Silenciosamente, todos dias, pessoas são tomadas...
História por trás do lixo: Ilha das Flores Os...
O lixo sempre visto como problema, muitas vezes...
Hospital de forma paradoxal pode ser sinônimo de...
Criatividade com as lixeiras toma conta de...
Fim de semana na praia : tudo de bom! Já na...
Os hábitos do ser humano em relação ao lixo...
A água é um elemento essencial para vida,...
Primeiro fato sobre a reciclagem, é que a mesma...
O problema do lixo é um problema real e que...
Passeios em sua maioria das vezes são sempre...
Diante de tantas adversidades em relação ao...
A reciclagem de lixo é sempre vista com desdém...
Na era da informação rápida e tecnologia o combate ao agrotóxico não poderia ficar de fora. Hoje podemos ver inteligência artificial para todo tipo de funções como satélites, carros autônomos e sistemas financeiros. E usando esse mesmo conceito de inteligência artificial surge o robô que elimina ervas daninha de plantações sem utilizar agrotóxico, projeto realizado pela startup estadunidense Carbon Robotics.
Batizado como Autonomous Weeder, o robô consegue fazer o controle de ervas daninhas de até 8 hectares por dia. O processo é realizado utilizando laser de alta potência sem danificar o solo.
“A inteligência artificial e a tecnologia de aprendizagem profunda estão criando eficiências em uma variedade de setores e estamos entusiasmados em aplicá-las à agricultura. Os agricultores e outros membros da cadeia global de abastecimento de alimentos estão inovando agora mais do que nunca para manter o mundo alimentado. Nosso objetivo na Carbon Robotics é criar ferramentas que abordem seus problemas mais desafiadores, incluindo o manejo e a eliminação de ervas daninha.” - Paul Mikesell, CEO e fundador da Carbon Robotics
Esperamos que esse tipo de robô se popularize para que cada vez mais possam surgir fazendas de alimentos orgânicos, ou seja, sem o uso de agrotóxicos visto que os danos a saúde humana, ao solo e a água pelos agrotóxicos podem ser irreversíveis.
De acordo com uma edição em 2020 com análise de anos anteriores, foram encontrados resíduos de agrotóxicos em 51% do total de 4616 amostras. Sendo que 23% dos alimentos avaliados continha substâncias acima do permitido ou proibidas para consumo.
Os problemas de saúde causados por agrotóxicos quando expostos diretamente ou a longo prazo são diversos como alguns tipos de câncer, paralisias, lesões cerebrais e hepáticas. Em caso de gestantes pode levar a má formação e ao aborto.
Tudo que pode diminuir ou evitar o uso de agrotóxico é bem-vindo, e notícias com essas sobre o robô Autonomous Weeder são excelentes, por que a partir desse podem surgir outros e até novas ideias parecidas.
: 16/09/2021