"O laço essencial que nos une é que todos habitamos este pequeno planeta. Todos respiramos o mesmo ar. Todos nos preocupamos com o futuro dos nossos filhos. E todos somos mortais."
John Kennedy
Coleta Seletiva: o que é? Coleta seletiva é...
Em uma galáxia onde há bilhões de estrelas e...
Silenciosamente, todos dias, pessoas são tomadas...
História por trás do lixo: Ilha das Flores Os...
O lixo sempre visto como problema, muitas vezes...
Hospital de forma paradoxal pode ser sinônimo de...
Criatividade com as lixeiras toma conta de...
Fim de semana na praia : tudo de bom! Já na...
Os hábitos do ser humano em relação ao lixo...
A água é um elemento essencial para vida,...
Primeiro fato sobre a reciclagem, é que a mesma...
O problema do lixo é um problema real e que...
Passeios em sua maioria das vezes são sempre...
Diante de tantas adversidades em relação ao...
A reciclagem de lixo é sempre vista com desdém...
Diariamente estamos consumindo e gerando lixo, diariamente estamos descarando esse lixo em lixeiras sem qualquer separação dos materiais ou pior em muitos casos jogados em locais incorretos como o chão, pela janela do carro ou mesmo diretamente em rios.
Essas atitudes são muito comuns no Brasil, onde não existe uma política forte para conscientização sobre a importância da coleta seletiva, o que faz com que muitas pessoas joguem lixo nesses locais pelo simples fato de desconhecer o problema que estão causando ao meio ambiente e a própria sociedade.
Todo lixo recolhido por caminhões que não são da coleta seletiva são destinados a aterros sanitários em casos piores para os conhecidos lixões, onde os lixos são depositados diretamente no solo sem qualquer cuidado ou tratamento.
O fato do lixo ser colocado sem qualquer planejamento no solo, faz com que todo tipo de material que esteja ali, incluindo pilhas, baterias, materiais biológicos se misturem e desçam no solo com um chorume altamente tóxico que pode chegar a lençóis freáticos e a rios.
Pelo lixo estar totalmente exposto também atrai insetos e todo tipo de animais, fazendo assim um local de proliferação e doenças. Além é claro que a chuva pode arrastar esses materiais ali jogados para rios.
O lixão basicamente como mencionado acima é um local onde o lixo é depositado sem qualquer preparação ou cuidado diretamente no solo, já um aterro sanitário é local construído utilizando uma engenharia para manter o lixo em valas cuidadosamente construídas para que não ocorra vazamento.
A estrutura de um aterro pode variar, mas sempre utiliza a mesma premissa, de minimizar ao máximo a poluição do meio ambiente. Nesses locais as valas utilizadas para depositar o lixo são forradas com um material plástico para evitar vazamento no solo, e são recobertas permitindo somente uma entrada com um cano para a saída e coleta do gás metano.
Com certeza é melhor que o lixão a céu aberto, porém, não é totalmente seguro visto que toda construção está sujeita a acidentes e não é incomum ocorrer vazamento desses materiais ao meio ambiente.
Sem dúvidas a melhor solução é o reaproveitamento dos materiais, ou seja, coleta seletiva de lixo. Dessa forma diminui e muito a quantidade de lixo destinada a aterros além de fazer um grande bem a sociedade em geral, visto que a coleta seletiva gera empregos, diminui a extração de materiais na natureza e evita que o material polua o meio ambiente.
: 28/08/2021