"O laço essencial que nos une é que todos habitamos este pequeno planeta. Todos respiramos o mesmo ar. Todos nos preocupamos com o futuro dos nossos filhos. E todos somos mortais."
John Kennedy
Coleta Seletiva: o que é? Coleta seletiva é...
Em uma galáxia onde há bilhões de estrelas e...
Silenciosamente, todos dias, pessoas são tomadas...
História por trás do lixo: Ilha das Flores Os...
O lixo sempre visto como problema, muitas vezes...
Hospital de forma paradoxal pode ser sinônimo de...
Criatividade com as lixeiras toma conta de...
Fim de semana na praia : tudo de bom! Já na...
Os hábitos do ser humano em relação ao lixo...
A água é um elemento essencial para vida,...
Primeiro fato sobre a reciclagem, é que a mesma...
O problema do lixo é um problema real e que...
Passeios em sua maioria das vezes são sempre...
Diante de tantas adversidades em relação ao...
A reciclagem de lixo é sempre vista com desdém...
A quantidade de lixo plástico nos oceanos é sem dúvidas um problema ambiental muito preocupante, visto que a quantidade de lixo plástico nos oceanos chega a 14 bilhões de toneladas, com uma atenção especial para a ilha de plástico do pacífico.
O caminho mais comum que o plástico pega para chegar aos oceanos são através dos rios, como sabemos a maioria dos rios deságuam nos oceanos e o caminho que passam possuem cidades e áreas urbanas. Nesses locais em muitos casos por conta da chuva o lixo plástico chega aos rios e através dos rios chegam aos oceanos.
Visto que o plástico pode demorar até 400 anos para se decompor na natureza faz com que acumule poluindo os rios e oceanos, e esse plástico causa danos a bioma dos rios e oceanos.
Outro grande problema está relacionado aos microplásticos que possuem origens primárias e secundárias, onde as primárias são originadas de produtos que possuem já microplástico como pasta de dente, roupas em poliéster, pneus de automóveis, ou seja, todo tipo de produto que libera microplástico. A forma secundária está relacionada a plástico que já foi descartado e muitas vezes em contato com a água e luz solar acabar por soltar microplásticos.
Presente na grande maioria dos peixes, acabam por ser consumidos pelos seres humanos, porém ainda não temos estudos o suficiente para indicar todos os problemas que o microplástico pode causar a vida marinha e a vida dos seres humanos, porém não há nada de animador.
Tudo que podemos fazer é evitar o consumo de plástico e do descarte incorreto do plástico. Quando temos um consumo mais consciente e evitamos o consumo do plástico isso pode levar a empresas que fazem os produtos a evitar o uso do plástico, ou seja, o consumidor educar o fabricante a não usar mais plástico.
Para isso evite consumir produtos que possuem embalagens de plástico, de preferência a refis ou a embalagens que possam ser reutilizadas ou mesmo produtos que não possuem embalagens plásticas.
: 11/08/2021