"O laço essencial que nos une é que todos habitamos este pequeno planeta. Todos respiramos o mesmo ar. Todos nos preocupamos com o futuro dos nossos filhos. E todos somos mortais."
John Kennedy
Coleta Seletiva: o que é? Coleta seletiva é...
Em uma galáxia onde há bilhões de estrelas e...
Silenciosamente, todos dias, pessoas são tomadas...
História por trás do lixo: Ilha das Flores Os...
O lixo sempre visto como problema, muitas vezes...
Hospital de forma paradoxal pode ser sinônimo de...
Criatividade com as lixeiras toma conta de...
Fim de semana na praia : tudo de bom! Já na...
Os hábitos do ser humano em relação ao lixo...
A água é um elemento essencial para vida,...
Primeiro fato sobre a reciclagem, é que a mesma...
O problema do lixo é um problema real e que...
Passeios em sua maioria das vezes são sempre...
Diante de tantas adversidades em relação ao...
A reciclagem de lixo é sempre vista com desdém...
Os hábitos do ser humano em relação ao lixo geram diversos problemas ao meio ambiente do planeta. Não sendo o suficiente esses hábitos se estenderam a orbita do planeta, sendo um reflexo do que ocorre na superfície.
Ao longo da história do ser humano, o mesmo saiu da África para chegar a novas terras na Europa e não parou. Onde foram expandidos os territórios ocupados cruzando oceanos e chegando a outros continentes. O que tem ocorrido em um longo período, desde a era paleolítica passando pela antiguidade até os dias de hoje, onde não mais somente navios são utilizados, mas também aviões.
No planeta há poucos lugares que ainda não foram explorados, como o fundo do oceano. Mas a terra não é o limite. Com a guerra fria veio na corrida espacial e o ser humano chegou até a lua. Desde então continuou a exploração espacial utilizando sondas como Voyager I e II que cruzaram o sistema solar, não parando por ai, hoje existem sondas em quase todos os planetas do sistema solar. Assim como a estação espacial e diversos satélites que estão na orbita do planeta terra.
Porém a exploração espacial tem por consequência o lixo espacial. O lixo espacial é qualquer resíduo deixado pelo ser humano na orbita da terra, o resultado de restos de satélites, sondas e partes de ônibus espacial. Esses resíduos orbitam em alta velocidade, na média de 28 mil km por hora.
Esses resíduos estão caindo aos poucos no planeta à medida que eles perdem altitude. Porém, o tempo para cair no planeta pode levar anos de acordo coma altitude do resíduo. Paradoxalmente esses mesmos resíduos prejudicam satélites que estão em orbita da terra danificando-os.
O lixo espacial não oferece um risco ou mesmo um problema significativo para o planeta, à medida que vão caindo no planeta eles são incinerados e vaporizados antes de chegar ao solo, sendo poucos e raros os que conseguem chegar à superfície.
: 09/06/2016