"O laço essencial que nos une é que todos habitamos este pequeno planeta. Todos respiramos o mesmo ar. Todos nos preocupamos com o futuro dos nossos filhos. E todos somos mortais."
John Kennedy
Coleta Seletiva: o que é? Coleta seletiva é...
Em uma galáxia onde há bilhões de estrelas e...
Silenciosamente, todos dias, pessoas são tomadas...
História por trás do lixo: Ilha das Flores Os...
O lixo sempre visto como problema, muitas vezes...
Hospital de forma paradoxal pode ser sinônimo de...
Criatividade com as lixeiras toma conta de...
Fim de semana na praia : tudo de bom! Já na...
Os hábitos do ser humano em relação ao lixo...
A água é um elemento essencial para vida,...
Primeiro fato sobre a reciclagem, é que a mesma...
O problema do lixo é um problema real e que...
Passeios em sua maioria das vezes são sempre...
Diante de tantas adversidades em relação ao...
A reciclagem de lixo é sempre vista com desdém...
Há uma década celulares e computadores eram itens muito caros, considerados de luxo onde pouquíssimas pessoas possuíam. Levando em conta que esses itens eram limitados em questão de desempenho e funções. Onde tirar fotos, fazer vídeos, consultar e-mails era algo limitados ao uso de computadores, câmeras fotográficas e filmadoras. Mas, tudo isso mudou, sendo agora possível ter tudo isso em um único dispositivo que pode ser carregado facilmente para todo lugar, O smartphone! Computadores potentes eram raros, pertencendo somente a empresas de tecnologia que precisavam de alto desempenho, hoje ter um computador com alto desempenho é incrivelmente mais barato e fácil de conseguir.
A cada ano surge uma novidade diferente no mundo tecnológico, smartphonee computadores com maior capacidade de armazenamento e processamento. Dessa forma faz com que essa rotina de troca gere um grande número de dispositivos obsoletos. Porém, não é somente a questão da novidade que faz com que seja aparelhos eletrônicos sejam trocado constantemente, mas também há o fator da obsolescência programada.
Obsolescência programada é um método utilizado por fabricantes para que os produtos se tornem obsoletos em um tempo mais curto do que deveria ocorrer, diminuindo o tempo de troca e assim aumentando o consumo.
Não há nada de errado querer se manter atualizado tecnologicamente, o errado é o descarte indevido do material que esta sendo trocado.
A cada ano é gerado no mundo todo cerca de 41 milhões de toneladas de lixo eletrônico provenientes de smartphones e computadores e esse número poderá aumentar até 50 milhões de toneladas até 2017. Isso ocorre por que a indústria de eletrônicos é uma das que mais cresce no mundo.
Os materiais que podem constar nos lixos eletrônicos podem causar contaminação ao meio ambiente, assim como também poderá trazer malefícios a saúde humana.
Quando ocorrendo o contato direto com os materiais usados na fabricação como: zinco, chumbo, cromo, mercúrio, cádmio, bário, alumínio, arsênio e entre outros que podem causa contaminação e por consequência danos a saúde ambiental e humana.
Constantemente é pensado na sensação de se comprar um dispositivo novo, com um visual mais moderno e novas funções, mesmo que não seja utilizado todo o potencial do novo dispositivo, simplesmente pela satisfação da novidade. A ideia de se manter antenado com a tecnologia é um vício que faz parte da rotina da maioria das pessoas, principalmente os jovens. Raramente é pensado nas consequências causadas pelo descarte dos dispositivos que se tornam obsoleto.
A mudança começa ao eliminar a ignorância sobre as consequências que o lixo pode trazer e com as mudanças de hábitos.
: 15/08/2016