"O laço essencial que nos une é que todos habitamos este pequeno planeta. Todos respiramos o mesmo ar. Todos nos preocupamos com o futuro dos nossos filhos. E todos somos mortais."
John Kennedy
Coleta Seletiva: o que é? Coleta seletiva é...
Em uma galáxia onde há bilhões de estrelas e...
Silenciosamente, todos dias, pessoas são tomadas...
História por trás do lixo: Ilha das Flores Os...
O lixo sempre visto como problema, muitas vezes...
Hospital de forma paradoxal pode ser sinônimo de...
Criatividade com as lixeiras toma conta de...
Fim de semana na praia : tudo de bom! Já na...
Os hábitos do ser humano em relação ao lixo...
A água é um elemento essencial para vida,...
Primeiro fato sobre a reciclagem, é que a mesma...
O problema do lixo é um problema real e que...
Passeios em sua maioria das vezes são sempre...
Diante de tantas adversidades em relação ao...
A reciclagem de lixo é sempre vista com desdém...
Nada melhor que ajudar o meio ambiente e, além disso, economizar. O que faz bem ao nosso bolso também serve como motivação. O lixo está em toda parte, por isso vamos começar com uma série de artigos que ajudam em dicas de reciclagem e também a economizar dinheiro.
Um hábito que nas maiorias das casas, que, aliás, é essencial para todos, é o hábito de cozinhar. Nada como reunir toda a família em um domingo, ou mesmo se reunir com amigos e ter uma ótima refeição. Mas ao cozinhar, quando há frituras também há sobras de óleo.
Mas o que fazer com esse óleo? Será que causa algum impacto ambiental se for jogado no ralo da pia ou no lixo? A resposta é sim! Se for jogado na pia, o óleo poderá ficar retido em forma de gordura atraindo pragas que podem causar uma série de doenças além de causar entupimentos nos canos já que o óleo é insolúvel. Se jogar no lixo comum, dependendo de onde for despejado, poderá contaminar o solo e a água, pois um litro de óleo pode chegar a poluir cerca de um milhão de litros d água.
Esse óleo poderá virar literalmente sabão! Ao fazer sabão, resolverá problemas como a poluição causada pelo óleo, e ainda poderá economizar quando não será mais necessário comprar sabão em supermercados.
Vamos ao que interessa, aqui colocaremos algumas receitas para fazer sabão.
Coloque todos os ingredientes dentro de um recipiente. Não misture, ou seja, não mexa. Em seguida coloque todo o conteúdo em outro recipiente passando de um para o outro, repita esse processo por quatro vezes. Em seguida despeje em uma caixa de papelão e deixe secar até o ponto onde possa ser cortado.
Para fazer a mistura será necessário um balde para colocar os ingredientes. Coloque primeiro o álcool e a soda (dê preferência a usar recipientes recicláveis, como por exemplo: latas de tintas usadas) em seguida acrescente o óleo e misture até que fique homogêneo. Após fazer esse procedimento, aguarde por 35 minutos, depois acrescente 2 litros de água fervente até que dissolva.
Agora acrescente 20 litros de água em temperatura ambiente. Pronto! Basta guardar em recipientes esse ótimo sabão que poderá ser usado para limpezas em gerais.
Coloque a poupa do abacate em um recipiente limpo e depois acrescente os outros ingredientes, mexa durante 1 hora. Após esse processo, coloque em formas ou em um recipiente onde possa cortar.
Observação importante: para usar esse sabão na pele, aguarde pelo menos 30 dias, para que o efeito corrosivo da soda seja neutralizado.
Essas são apenas algumas receitas de várias que podem ser utilizadas como forma de resolver o problema do óleo de cozinha e ainda ter um ótimo benefício para a casa e principalmente para o bolso.
: 18/11/2016