"O laço essencial que nos une é que todos habitamos este pequeno planeta. Todos respiramos o mesmo ar. Todos nos preocupamos com o futuro dos nossos filhos. E todos somos mortais."
John Kennedy
Coleta Seletiva: o que é? Coleta seletiva é...
Em uma galáxia onde há bilhões de estrelas e...
Silenciosamente, todos dias, pessoas são tomadas...
História por trás do lixo: Ilha das Flores Os...
O lixo sempre visto como problema, muitas vezes...
Hospital de forma paradoxal pode ser sinônimo de...
Criatividade com as lixeiras toma conta de...
Fim de semana na praia : tudo de bom! Já na...
Os hábitos do ser humano em relação ao lixo...
A água é um elemento essencial para vida,...
Primeiro fato sobre a reciclagem, é que a mesma...
O problema do lixo é um problema real e que...
Passeios em sua maioria das vezes são sempre...
Diante de tantas adversidades em relação ao...
A reciclagem de lixo é sempre vista com desdém...
Fim de semana na praia : tudo de bom! Já na sexta feira , depois de uma semana de planejamento, é hora de pegar a estrada, com aquela sensação boa de quem está saindo da rotina e tem pela frente uns dias de diversão e descanso. É aquele momento de relaxar esquecer os problemas do dia a dia, enfim, curtir a vida sem horários. Mas já no domingo é hora de voltar para casa, com vontade de ficar. Mas fazer o que? a vida continua e o trabalho nos espera, o que, aliás, é muito bom porque é ele que nos sustenta em todos os sentidos: material, psicológica e espiritualmente. Um final de semana de boas lembranças e com a vontade de repetir o passeio é o que fica. Mas nem tudo que reluz é ouro e um final de semana de muitas pessoas curtindo a vida pode significar mais lixo e prejuízo se ele não for devidamente reciclado ou cuidado, quer dizer colocado no seu devido lugar. Sim, porque enquanto as pessoas curtem a vida alguns animais são sacrificados pelo descaso, falta de educação neste quesito que infelizmente tem afetado tanto tantas espécies de vida do nosso planeta. E aqui estamos falando especificamente das aves e animais marinhos que compartilham o mesmo ambiente da praia com o ser humano.
Ainda que o lixo encontrável atualmente nos oceanos não venha necessariamente dos mal educados cidadãos que frequentam as praias, mas de industrias e rios poluídos, sem dúvida o grande vilão desta história acaba sendo em última instancia o ser humano que por ignorância, preguiça ou mesmo por indiferença não se importa com os lixos gerados por ele e que ao invés de irem para a lixeira vão para o mar. E o resultado é bastante terrível para os animais que segundo as estatísticas estão morrendo de forma absurda nos últimos anos. Para se ter uma ideia do efeito nefasto deste fato basta dizer que cerca de 80% do lixo dos oceanos vem da terra - através do vento e de enxurradas de ruas e estradas. Os outros 20% são lançados de navios e embarcações de pesca. Deste total cerca de 90% dos detritos marinhos é formado por material plástico. Ora o plástico não é biodegradável o que complica ainda mais a questão do lixo nos oceanos. Depois do plástico temos a latas de alumínio que demoram nada menos que cem anos para serem desintegradas.
Fonte imagem: http://gerry.jusbrasil.com.br/noticias/120460675/impacto-do-plastico-como-o-descarte-de-plastico-nos-oceanos-afeta-a-vida-do-planeta?ref=topic_feed
Fonte imagem: http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2016/01/golfinho-e-achado-morto-em-sp-com-grande-quantidade-de-lixo-na-boca.html
Os animais mais afetados são os golfinhos e as tartarugas que tem morrido em grande numero por terem ingerido justamente material plástico . Em diversos momentos os seres humanos prejudicam o meio ambiente matando outros seres com quem deveriam viver em harmonia. Ainda há muito que mudar e aprender- o planeta é tudo o que temos e por isso precisamos preservá-lo para o nosso bem. Sem isso não teremos futuro na face da Terra.
Referencias http://www.institutoecofaxina.org.br/2008/08/o-lixo-e-algumas-consequncias.html
http://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2015/03/lixo-despejado-em-local-inadequado-prejudica-animais-marinhos-na-pb.html
: 02/06/2016