"O laço essencial que nos une é que todos habitamos este pequeno planeta. Todos respiramos o mesmo ar. Todos nos preocupamos com o futuro dos nossos filhos. E todos somos mortais."
John Kennedy
Coleta Seletiva: o que é? Coleta seletiva é...
Em uma galáxia onde há bilhões de estrelas e...
Silenciosamente, todos dias, pessoas são tomadas...
História por trás do lixo: Ilha das Flores Os...
O lixo sempre visto como problema, muitas vezes...
Hospital de forma paradoxal pode ser sinônimo de...
Criatividade com as lixeiras toma conta de...
Fim de semana na praia : tudo de bom! Já na...
Os hábitos do ser humano em relação ao lixo...
A água é um elemento essencial para vida,...
Primeiro fato sobre a reciclagem, é que a mesma...
O problema do lixo é um problema real e que...
Passeios em sua maioria das vezes são sempre...
Diante de tantas adversidades em relação ao...
A reciclagem de lixo é sempre vista com desdém...
Não é segredo que a vida contemporânea traz hábitos pouco ou nada sustentáveis, que o consumo não é somente por necessidade, mas também por status ou mesmo como forma de aliviar o estresse. Em uma animação americana apresentada por Annie Leonard, explica especificamente o padrão de consumo americano, porém o que não é diferente do que acontece no Brasil.
A animação trata-se de assuntos gerais sobre a origem e o fim de cada produto consumido, e com isso aborda de forma prática e clara o conceito de obsolescência programada e obsolescência sensitiva.
A obsolescência programada são produtos fabricados com a intenção de que tenham uma durabilidade limitada intencionalmente ou que se tornem obsoletos em um curto período de tempo, dessa forma sendo necessária a troca do produto, enquanto que a obsolescência sensitiva são produtos que ainda em perfeito funcionamento, se tornam inadequados pelas mudanças dos novos produtos, como por exemplo, a estética que faz a aparência se tornar arcaica em comparação com novos produtos, e dessa forma sendo motivo para a substituição do produto.
A animação deixa claro vários aspectos que passam despercebidos por nós consumidores, talvez devêssemos nos questionar se realmente é necessário adquirir determinado produto, mesmo que fomos consumir por pura satisfação, devemos tomar as devidas providências com a forma que esse produto será descartado.
Como já dito antes, em outros artigos, vivemos em um pequeno planeta limitado. Onde por enquanto é nosso único lar. Comece com pequenos hábitos, evite jogar lixo em qualquer lugar, de sempre preferência a lixeiras, se possível lixeira de coleta seletiva, para que tenha certeza de que o lixo está tomando o caminho correto.
: 31/10/2016