"O laço essencial que nos une é que todos habitamos este pequeno planeta. Todos respiramos o mesmo ar. Todos nos preocupamos com o futuro dos nossos filhos. E todos somos mortais."
John Kennedy
Coleta Seletiva: o que é? Coleta seletiva é...
Em uma galáxia onde há bilhões de estrelas e...
Silenciosamente, todos dias, pessoas são tomadas...
História por trás do lixo: Ilha das Flores Os...
O lixo sempre visto como problema, muitas vezes...
Hospital de forma paradoxal pode ser sinônimo de...
Criatividade com as lixeiras toma conta de...
Fim de semana na praia : tudo de bom! Já na...
Os hábitos do ser humano em relação ao lixo...
A água é um elemento essencial para vida,...
Primeiro fato sobre a reciclagem, é que a mesma...
O problema do lixo é um problema real e que...
Passeios em sua maioria das vezes são sempre...
Diante de tantas adversidades em relação ao...
A reciclagem de lixo é sempre vista com desdém...
Na natureza a decomposição de matéria orgânica gera fertilizante natural em um ciclo onde a matéria orgânica é decomposta e volta ao solo alimentando plantas e as plantas alimentando animais.
O processo de compostagem é fazer o que já ocorre de forma natural na natureza, mas de maneira controlada o que pode ser realizado até mesmo em casa com o uso de composteira.
Para realizar a compostagem é necessário entender como funciona o processo, e para ocorrer é preciso material orgânico o que pode ser restos de frutas, serragem ou folhas secas e um local onde possa depositar esses materiais para poderem ser decompostos.
Após a decomposição desse material na composteira será liberado o húmus, um líquido concentrado que pode ser utilizado como fertilizante e também como pesticida natural, além do material do final do processo se tornar uma massa amarronzada e sem cheiro.
Compostagem caseira utiliza os mesmos processos mencionados acima, ou seja, seguir o processo da decomposição da matéria orgânica. Porém, a forma de processar pode variar conforme o modelo da composteira a ser utilizada que pode ser uma industrializada ou mesmo uma feita de forma artesanal em casa.
A forma mais comum de composteira é utilizando três recipientes, dois na parte de cima onde vão revezar primeiro e segundo lugar e um terceiro que ficará abaixo dos dois onde o chorume vai escorrer, nesse terceiro é comum ser instalado uma torneira para retirar o chorume gerado pela decomposição da matéria orgânica.
A composteira pode ser uma industrializada na qual você compra pronta para o uso, quanto também é possível fazer utilizando recipientes reciclados como baldes e garrafas pets.
Definindo o modelo da composteira você pode adicionar a matéria orgânica na primeira ou na segunda partição, sempre com serragem ou folhas secas.
Observações
- NÃO COLOQUE NA COMPOSTEIRA RESTOS DE COMIDA COMO CARNES, LATICÍNIOSE COMIDAS COM TEMPERO.
- Importante manter a umidade correta, se estiver muito molhado deve ser adicionado mais serragem ou folhas secas.
- Pode ser adicionado minhocas californianas, elas aceleram o processo de decomposição da matéria orgânica.
- As duas primeiras partições podem revezar a posição quando um já estiver cheia.
- O chorume gerado não deve ser colocado diretamente nas plantas por ser muito concentrado onde ainda esta ocorrendo reações químicas, para poder utilizar é necessário diluir em uma proporção de 1 para 10, exemplo: se tem 10 ml de chorume deve ser diluído em 100 ml de água.
O fato de não estar descartando o lixo orgânico evita que o mesmo vá parar em aterros e lixões a céu aberto, diminuindo assim a poluição. Ao utilizar o lixo orgânico para compostagem além de reciclar o lixo orgânico você vai ter um adubo de alta qualidade para utilizar na jardinagem caseira.
: 28/09/2021